Belém - PA, 24 de novembro de 2017

A Agenda cultural

Grupo de cultura regional laçá lança CD 'Roda de Cores'

, Agenda cultural
  • “Roda de Cores” é o nome do novo CD do grupo de cultura regional Iaçá, que será lançado no Teatro Margarida Schivasappa, no Centur, nesta quarta-feira (18), às 20 h. O espetáculo exibe trabalhos apresentados apenas em espetáculos folclóricos do grupo e em rodas de carimbó. O projeto foi contemplado no Edital Pauta Livre 2017, do Programa Seiva, de apoio à produção artística, mantido pela Fundação Cultural do Pará (FCP).

    O lançamento do CD será dividido em quatro temas: A Fé, homenagem aos santos padroeiros; A Festa, mostrando a alegria do povo paraense na expressão de sua cultura; O Mistério, com as lendas e mitos da história amazônica, e Esse jeito de amar a vida, a finalização com toadas e carimbó.

    No espetáculo serão apresentadas 13 composições, criações de Déia Palheta e parceiros, além de novos compositores, como Fábio Silva e Rosa Oliveira, criadora do lema “Iaçá, esse jeito de amar a vida”.

    História - O Grupo de Cultura Regional Iaçá é uma Associação Civil Cultural, sem fins lucrativos, fundada em agosto de 1997, sediada em Belém. É consolidada por diferentes expressões artísticas, como a dança regional, música e teatro popular (Pássaro Junino Ararajuba).

    Em 20 anos de história o grupo musical realizou mais de 1.000 apresentações na capital, no interior e fora do Estado do Pará; lançou os CDs “Um canto para Iaçá” (2002), “Roda de Carimbó” (2007) e agora o “Roda de Cores”. O grupo organizou diversos eventos culturais, entre os quais rodas de carimbó, seminários artístico-culturais, feira artesanal e cortejos.

    O grupo também conquistou diversos prêmios e comendas.Neste ano, ganhou o Troféu Imprensa Paraense como destaque da música folclórica; foi contemplado com o Prêmio Seiva de Cultura Popular, na categoria Danças Folclóricas, em 2015, e Prêmio Seiva de Autoria e Criação Artística em Cultura Popular para Rosa Oliveira, com performance do Grupo Iaçá, também em 2015. (Colaboração de Leandro Ribeiro).

    Serviço: Lançamento do CD “Roda de Cores”, do Grupo Regional Iaçá. Dia 18 de outubro de 2017 (quarta-feira), às 20 h, no Teatro Margarida Schivasappa, no Centur. Valor do ingresso: R$ 10,00.

    Por Andreza Gomes
    Ag Pará

    CDeixe seu comentário!

      Atenção:
      Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.
      Você será banido caso comente ou incite o ódio gratuito ou poste spam.



    T Twitter