Belém - PA, 24 de novembro de 2017

P Pará

Projeto resgata memória da Procuradoria Geral do Estado

, Pará
  • A Procuradoria Geral do Estado do Pará está desenvolvendo o Projeto “PGE da Memória” visando recuperar e resgatar informações relevantes para a história da instituição, retratando o tempo, atos, fatos e o espaço que ocupou e ocupa na estrutura administrativa e jurídica do Estado do Pará.

    Trata-se de uma pesquisa teórica, de natureza histórica e conceitual, que analisa a configuração da PGE na estrutura do Estado, definindo a sua dimensão temporal. “Ao longo de mais de três décadas de funcionamento, a instituição cumpriu tarefas, foi reestruturada, alcançou objetivos e incorporou normas. Conhecer a PGE é descobrir a sua história, sua imagem e sua evolução, além de dar atenção às competências e habilidades de seus integrantes”, frisou a procuradora Lilian Mendes Haber, que integra o grupo responsável pela implantação do projeto.

    “É um projeto que visa produzir conhecimentos históricos e é significativo na medida em que oferece a oportunidade de investigar e compilar o acervo do órgão, relatar o percurso histórico e a importância estratégica da instituição, como as diversas mudanças de endereços da sede, descrever a passagem do tempo e a transformação dos vínculos marcantes que a instituição teve com a categoria funcional, com os governos sucessivos e com a sociedade”, acrescentou a procuradora.

    Para o procurador geral do Pará, Ophir Cavalcante Junior, “a memória institucional da PGE envolve a memória coletiva formada pela memória individual de um procurador do Estado ou de um servidor da Procuradoria e, neste sentido, é fundamental que os fatos possam ser narrados por pessoas que viveram as mudanças ou que acompanharam, ao longo dos anos, os acontecimentos entre o passado e o presente”, destacou.

    O grupo responsável pelo projeto de pesquisa está pedindo a colaboração e convidando procuradores, servidores e a sociedade em geral a construir juntos o processo de recolhimento de informações a respeito de diversas questões, como, por exemplo, os primeiros concursos públicos realizados para o ingresso dos procuradores do Estado e de servidores que iniciaram a história da PGE/PA, imagens, documentos, fotografias, registros da imprensa, entre outras.

    “São questões que respondem à trajetória da Procuradoria Geral e que contribuem para a preservação da sua história, pois cada instituição pública representa um recorte da memória do Estado do Pará”, ressaltou o titular da PGE/PA.

     

    Fonte:AgênciaPará

    CDeixe seu comentário!

      Atenção:
      Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.
      Você será banido caso comente ou incite o ódio gratuito ou poste spam.



    T Twitter